terça-feira, 3 de março de 2009

Ambiente: Carta para os alunos de uma qualquer escola...


jornal do
Centro
Fevereiro 2009

Tema do mês Ambiente
Carta para os alunos de uma qualquer escola...

Estou farto de notícias. Daquelas notícias que as televisões, os jornais e as rádios nos dão sobre o abate de árvores, sobre a poluição e sobre o excesso de carbono na atmosfera.
Estou cheio daqueles discursos muito redondinhos em que mais uma vez vêm pedir às crianças para plantarem mais árvores no dia da floresta, parecendo até que elas são as responsáveis pela situação a que chegámos, ou então que têm a obrigação de salvar o mundo.
Todos falam, falam, falam... mas depois são poucos, mesmo muito poucos, aqueles que se preocupam verdadeiramente com a defesa da nossa floresta.
Até parece que eles não sabem o que têm a fazer!
Apetecia-me, até, pedir-vos para se recusarem a qualquer colaboração com tantas e tantas entidades nacionais e internacionais que dizem que devemos começar por sensibilizar as crianças para este problema. Para salvarmos o planeta.
Vejam bem ao que chegámos!
Então, eles não sabem que se há cidadãos sensibilizados e cumpridores das suas obrigações para com a floresta são as crianças?
Quem nos sensibiliza para fazermos a separação dos lixos em nossas casas? As crianças.
Quem nos alerta para os perigos de uma fogueira na floresta no Verão? As crianças.
Quem nos diz para não atirarmos cigarros pela janela da viatura? As crianças.
Quem nos pede para não deitarmos o lixo na floresta? As crianças.
As crianças. Sempre as crianças!
Aqui para nós: sabem mesmo o que me apetece pedir-vos? Perguntem a todas as entidades públicas da vossa terra o que têm previsto fazer em defesa da floresta, não no dia 21 de Março, mas durante todos os dias do ano.
Eu não sei se eles sabem, mas as árvores e a floresta defendem-se em todos os momentos de todos os dias e de todos os lugares.
Também se defendem na América, não é só no Brasil!
Também se defendem na China, não é só no Brasil!
Também se defendem no Japão, não é só no Brasil!
Também se defendem na Alemanha, não é só no Brasil!
Também se defendem no Reino Unido, não é só no Brasil!
Também...

Bom, mas apesar deste desabafo, deixem-me pedir-vos a vossa colaboração e saudar o cumprimento da vossa missão... Talvez um dia (que não seja tarde demais!) todos percebamos o problema!


Acácio Pinto

Governador Civil do Distrito de Viseu
ed. 363, 27 de Fevereiro de 2009

1 comentário:

Anónimo disse...

Governos Civis com competências na floresta -20.02.2009-

A recente publicação do novo Sistema de Defesa da Floresta clarificou as competências dos pilares de intervenção ao nível da prevenção estrutural, da prevenção operacional e do combate a incêndios florestais.

Neste conjunto de alterações é de considerar o novo papel dos Governos Civis no âmbito da definição e fortalecimento das estruturas de planeamento distrital.

A criação das Comissões Distritais de Defesa da Floresta, veio permitir a consolidação do planeamento estratégico supra-municipal de defesa da floresta contra incêndios.

Entre as várias atribuições destas comissões, destaca-se a articulação da actuação dos organismos com competências em matéria de defesa da floresta, a elaboração do plano distrital de defesa da floresta contra incêndios, o acompanhamento das acções de defesa da floresta a nível distrital, bem como a colaboração nos programas de sensibilização e a colaboração nos avisos às populações.

Os protocolos celebrados, no passado dia 18 de Fevereiro, entre os Governos Civis, o Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas e a Autoridade Florestal Nacional, visam assegurar o enquadramento financeiro para a criação de 18 ET’s - Elos Técnicos Distritais, com valências técnicas adequadas e destinadas ao apoio às Comissões Distritais de Defesa da Floresta, e vão permitir uma ligação entre a estrutura nacional da prevenção estrutural e a estrutura municipal dos Gabinetes Técnicos Florestais.

Esta nova organização vai permitir a realização dos 18 Planos Distritais de Defesa da Floresta.

O Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, Jaime Silva, que presidiu à cerimónia, aproveitou para agradecer o papel que os Governadores Civis têm tido como agentes fundamentais no acompanhamento a nível distrital dos 2º e 3º pilares do Sistema de Defesa da Floresta.

Jaime Silva realçou ainda que com esta alteração legislativa, os Governos Civis passam a ter novas competências, agora ao nível do 1º Pilar, a Prevenção Estrutural.

Esta nova parceria ganha relevância por permitir que se continuem a aprofundar as políticas florestais, em especial as de defesa da floresta, contra incêndios e contra outros agentes, como sejam as pragas e doenças.

Este protocolo, que tem a duração de dois anos e um montante global de 1,4 milhões de euros.

O Governador Civil do Distrito de Viseu, Acácio Pinto, esteve presente e assinou o protocolo.

Fonte: Governo Civil de Viseu