sexta-feira, 6 de março de 2009

Ponte de Lima: Jaime Gama inaugura monumento ao Cardeal Saraiva

04 de Março de 2009, 20:05
Viana do Castelo, 04 Mar (Lusa)


O presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, inaugurou hoje, em Ponte de Lima, um monumento de homenagem ao Cardeal Saraiva, que também já ocupou aquele cargo e foi Patriarca de Lisboa.
"O Cardeal Saraiva é alguém a quem o País muito deve, tanto o País político e institucional, como a Igreja Católica", sublinhou Jaime Gama.
Lembrou que D. Frei Francisco de S. Luiz, natural de Ponte de Lima e mais conhecido por Cardeal Saraiva, foi, por duas vezes, presidente da Câmara dos Deputados e das Cortes, órgãos equivalentes à actual Assembleia da República.
Foi ainda Cardeal Patriarca de Lisboa, Reitor da Universidade de Coimbra, ministro do reino, conselheiro de Estado, guarda-mor da Torre do Tombo, tendo-se também distinguido como filólogo, historiador e escritor.
"Ponte de Lima está de parabéns por ter um filho tão ilustre, que dignifica a sua terra e todo o País", acrescentou Jaime Gama.
Situado junto à Igreja Matriz de Ponte de Lima, o monumento ao Cardeal Saraiva, todo em bronze, foi concebido pelo artista local Salvador Vieira, pesa 900 quilos e custou 75 mil euros.
"É uma homenagem do povo de Ponte de Lima, 164 anos após a sua morte, para um dos seus filhos mais ilustres, que sempre dignificou a terra onde nasceu e que inspirou imensos portugueses na Igreja, Academia, nas Letras e na Política", referiu Daniel Campelo, presidente da Câmara Municipal local.
Segundo o vereador da Cultura, Franclim Sousa, desde o princípio do século XX "que se vinha reivindicando esta justa homenagem" de Ponte de Lima a um dos seus maiores filhos", mas só em 2007 é que a Câmara decidiu avançar com o processo.
A inauguração do monumento ao Cardeal Saraiva marcou as comemorações deste ano do Dia de Ponte de Lima, evocando os 884 anos da fundação do concelho, com a outorga do foral por D. Teresa.
Daniel Campelo disse que a Câmara vai estudar a hipótese de o feriado municipal passar de 20 de Setembro, Dia de Nossa Senhora das Dores, para 04 de Março.
O Cardeal Saraiva empresta o seu nome a um semanário de Ponte de Lima que em Fevereiro completou 99 anos e que hoje pôs nas bancas uma edição especial exclusivamente dedicada ao homenageado.
VCP.
Lusa/fim

Sem comentários: