segunda-feira, 30 de março de 2009

Brasil: Missão da Alfabetização Solidária desenvolve nova etapa do projecto em São Tomé e Príncipe

Brasília, 25 Mar (Lusa) - Especialistas da organização Alfabetização Solidária (AlfaSol) iniciaram hoje uma missão em São Tomé e Príncipe para desenvolver mais uma fase do projecto de cooperação nesta área, assinado entre o Brasil e o arquipélago africano em 2001.
Integram a missão, que permanece no país até 04 de Abril, consultores da AlfaSol e especialistas brasileiros na área de alfabetização e educação de jovens e adultos.
"O grande objectivo dos pesquisadores é propiciar a articulação do conhecimento popular de São Tomé e Príncipe com o conhecimento global e, a partir desta articulação, construir um conhecimento novo", disse hoje à Lusa a directora do Departamento de Avaliação e Pesquisas Educacionais do AlfaSol, Ednéia Gonçalves.
"Estamos pensando em São Tomé e Príncipe integrado no mundo, mas com sua cultura preservada", acrescentou.
O projecto, que conta também com a parceria da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), dependente do Ministério das Relações Exteriores, entra na sua quinta fase.
Nesta etapa, haverá 110 turmas, de onde sairão alfabetizadas 3.000 pessoas até 2011.
De 2001 a 2008, foram alfabetizados 8.000 são-tomenses acima de 15 anos, em quatro etapas que tiveram como focos a erradicação do analfabetismo e a construção de condições de sustentabilidade de um projecto de educação de adultos abrangente no arquipélago, que englobou a capacitação de professores.
A taxa de analfabetismo do país, que girava em torno de 80 por cento da população com mais de 15 anos no início do programa AlfaSol, caiu agora para 22 por cento.
Uma das razões do sucesso é o facto de o programa não ser meramente importado.
"O projecto tem a cara, a cultura de São Tomé e Príncipe, com a valorização das cinco línguas maternas do país", explicou Ednéia Gonçalves, elogiando a participação e o protagonismo da equipa de educação são-tomense.
Nesta quinta e última fase, cujos próximos três anos são considerados de consolidação do projecto, o foco será colocado na avaliação e na montagem do material didáctico pelos próprios são-tomenses.
"Nesse sentido, o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa vai facilitar muito o nosso trabalho de orientação na montagem do material didáctico", destacou Ednéia Gonçalves.
A AlfaSol é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, fundada em 1997, com actuação reconhecida e premiada no Brasil e no estrangeiro.
Nos seus 12 anos no Brasil, a AlfaSol já atendeu mais de 5,4 milhões de alunos, jovens e adultos, capacitou cerca de 250 mil alfabetizadores e desenvolveu um programa de formação para 600 professores da rede pública de Educação de Jovens e Adultos.
CMC.
Lusa/Fim
publicado a 2009-03-25 às 16:49

Sem comentários: