sábado, 7 de março de 2009

Dia Internacional da Mulher continua a assumir grande importância

O Dia Internacional da Mulher continua a assumir uma "importância muito grande" nas sociedades actuais. A expressão é de Isabel Gonçalves, presidente da Associação Mulheres Século XXI e coordenadora do Núcleo de Atendimentos à Vítima de Violência Doméstica do distrito.
"Enquanto existirem disparidades a nível de empregos e de remunerações entre homens e mulheres, o Dia Internacional da Mulher continua a fazer todo o sentido", afirmou a responsável pelas duas instituições.
Segundo Isabel Gonçalves, as mulheres recebem, em média, menos 17,5 por cento do que os homens, em funções iguais. Uma situação "incomportável", tendo em conta que continuam com uma "carga tripartida". São esposas, mães e trabalhadoras.
Por outro lado, surgem as mulheres que assumem a chefia de família em casos de monoparentalidade, assumindo todas as despesas com filhos. "Para mim, não é um dia para folias. Penso que é um dia que se deve viver com muita seriedade", acrescentou, reconhecendo que "muitas mulheres não sabem o porquê do Dia Internacional da Mulher".
"Contudo, acho que aquelas que percebem, comemoram-no com outra postura", concluiu.
Trabalho da Associação estende-se a outros grupos.
A Associação não trabalha exclusivamente com mulheres. Durante o mês de Fevereiro, a associação promoveu a campanha 'Usar e ser laço branco', uma iniciativa contra a violência em situação de namoro, junto das escolas Correia Mateus e Francisco Rodrigues Lobo.
Em Abril, o trabalho junto das escolas vai continuar. Isabel Gonçalves revelou que vai ser criado um gabinete de psicologia itinerante, que, uma vez por semana, durante dois anos, vai avaliar os jovens que vivem em ambientes de violência doméstica. Em breve, vai ser também desenvolvido um trabalho semelhante, tendo como destinatária a população sénior do concelho.
"A violência nos idosos é mais silenciosa", afirmou aquela responsável. Esta acção vai contar com o apoio das juntas de freguesia e pretende colmatar falhas na falta de apoio junto dos seniores.
ComemoraçõesSocialistas assinalam Dia da Mulher na Nazaré com ministro da Administração InternaO Departamento Federativo das Mulheres Socialistas realiza, no domingo, dia 8, na Nazaré, um almoço que visa assinalar o Dia Internacional da Mulher, que contará com as presenças do ministro da Administração Interna, Rui Pereira, e da presidente Nacional das Mulheres Socialistas, Maria Manuela Augusto.

A iniciativa decorrerá no Restaurante S. Miguel, em frente ao mar, pelas 13h00. "Nesta sessão, pretendemos, de forma simbólica, homenagear todas as mulheres socialistas inscritas no PS em 1974 no Distrito de Leiria, que ao longo destes anos vêm contribuindo com a sua participação para a construção de uma sociedade mais justa e solidária", sublinha aquele Departamento Federativo, em comunicado.
Mais a Norte, a Comissão Política Concelhia de Ansião do PS organiza uma conferência sobre os "Desafios da mulher para uma sociedade mais justa", que terá como convidada oradora a professora Virgínia Ferreira.

A iniciativa está agendada para as 15h30, no Centro de Interpretação Ambiental do Rio Nabão, a que se seguirá um lanche.
Mulheres da Marinha Grande em almoço convívio.
Um almoço convívio, no restaurante 'O João da Embra', é a forma do Núcleo da Marinha Grande do Movimento Democrático de Mulheres assinalar, no domingo, o Dia Internacional da Mulher.

A iniciativa, com música para animar, está agendada para a 13h00, e custa 14 euros por pessoa. Da ementa constam entradas, sopa, prato de carne, sobremesa e bebidas. Amanhã, o mesmo núcleo irá distribuir flores na cidade da capital vidreira.
Música, dança e poesia assinalam efeméride em Leiria no dia 11.

Música, dança e poesia são as actividades que integram a iniciativa comemorativa do Dia da Mulher da Junta de Freguesia de Leiria, em parceria com a Academia de Cultura e Cooperação da Santa Casa da Misericórdia.

O evento está agendado para a próxima quarta-feira, dia 11, às 15h00, no Teatro Miguel Franco, no Centro Cultural Mercado de Sant'ana, na cidade do Lis. A entrada é gratuita mas os bilhetes de ingresso deverão ser levantados na Junta de Freguesia de Leiria.

Cristina Duarte

Sem comentários: