quinta-feira, 5 de março de 2009

Solar: Junta de Freguesia em Viana do Castelo vende energia à EDP por 2000 euros por mês

03.03.2009 Lusa

A Junta de Freguesia de Deão, Viana do Castelo, prepara-se para começar a vender energia eléctrica à EDP, graças à instalação de três conjuntos de painéis solares em espaços públicos da freguesia, anunciou hoje o autarca local.
Idalino Pereira, eleito pelo PSD, disse que a Junta conta facturar, por mês, cerca de 2000 euros pela venda de energia à EDP.
"Se a este montante juntarmos o que iremos poupar em gás e energia eléctrica, podemos dizer que, mensalmente, com esta aposta, a Junta tem um benefício de 3000 euros", acrescentou.
A Junta de Deão instalou três conjuntos de painéis térmicos e fotovoltaicos em outros tantos espaços públicos da freguesia, designadamente o cemitério, a cantina escolar e o pavilhão desportivo.
"É uma espécie de dois em um: ficamos com água quente para estes espaços e equipamentos e produzimos energia para vender. Pode dizer-se que são só vantagens", disse ainda Idalino Pereira.
O painel mais potente e caro foi instalado no pavilhão desportivo, que é precisamente onde se gastava mais gás para aquecer a água para banhos.
Para o presidente da Junta de Deão, a grande dificuldade esteve em conseguir "seduzir" a banca para este projecto, que significa um investimento de cem mil euros. "Desde Outubro que andávamos a trabalhar na banca, para conseguir um contrato de leasing. Contactámos quatro bancos, alguns dos quais exibiam mesmo publicidade incentivando a aposta nos painéis solares mas, quando nós lá fomos tentar o contrato, demonstraram que desconheciam por completo o assunto", queixou-se o autarca.
Só muito recentemente é que a Junta de Deão conseguiu o leasing por cinco anos, tendo entretanto também já sido cumpridos os restantes trâmites exigidos por lei para começar a vender energia.
"Podemos dizer que somos uma freguesia 'muito à frente' nesta matéria, porque neste momento já temos três particulares a vender energia à EDP e há outros pedidos à espera de luz verde", rematou Idalino Pereira.

Sem comentários: