quinta-feira, 5 de março de 2009

Ponte de Lima: Cardeal Saraiva homenageado na terra natal

Um monumento de homenagem ao cardeal Saraiva, que também já ocupou aquele cargo e foi patriarca de Lisboa, foi descerrado ontem, 4 de Março.

A homenagem ao cardeal Saraiva (Frei Francisco de S. Luís Saraiva) foi o ponto alto da comemoração dos 884 anos da fundação de Ponte de Lima, um dia que foi comemorado com a presença do presidente da Assembleia da República. A homenagem ao cardeal Saraiva «estava pensada há muitos anos e é muito merecida», explicou o presidente da Câmara, citado pelo Correio do Minho.Daniel Campelo lembrou que, «nos últimos 12 anos houve um movimento popular de cidadãos que fez notar essa necessidade». Francisco de S. Luís Saraiva «é o maior dos limianos», afirmou o autarca.
«O cardeal Saraiva é alguém a quem o país muito deve, tanto o país político e institucional, como a Igreja católica», sublinhou Jaime Gama. O presidente da República elogiou a figura do cardeal, enquanto «um filho ilustre de Ponte de Lima». Francisco Saraiva foi cronista-mor da Ordem benedita; ministro do reino; conselheiro de Estado; presidente da Câmara dos Deputados e das Cortes; guarda-mor da Torre do Tombo, entre outros.
Lucília Oliveira
FÁTIMA MISSIONÁRIA
05-03-2009 • 17:39

Sem comentários: