quinta-feira, 26 de março de 2009

Ambiente é o tema da edição deste ano dos Dias do Desenvolvimento

Foto: Luís Ramos (arquivo)
João Cravinho explicou que um dos objectivos é "promover um debate produtivo”

18.03.2009
Sofia Branco

A relação entre ambiente e desenvolvimento terá um enfoque especial, embora não exclusivo da edição deste ano dos Dias do Desenvolvimento, uma iniciativa do Ministério dos Negócios Estrangeiros e do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento.
Nos dias 28 e 29 de Abril, em Lisboa, 80 organizações, actores da cooperação, vão debater os caminhos para atingir o Objectivo de Desenvolvimento do Milénio (ODM) nº7, que pretende “integrar os princípios do desenvolvimento sustentável nas políticas e programas nacionais”, “reduzir para metade, até 2015, a percentagem de população sem acesso permanente a água potável” e “até 2020, melhorar significativamente a vida de pelo menos 100 milhões de habitantes de bairros degradados”.
O objectivo desta segunda edição dos Dias do Desenvolvimento é “promover um debate produtivo” entre os vários intervenientes e construir “sinergias”, explicou aos jornalistas o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, João Gomes Cravinho, que hoje apresentou o programa da iniciativa. Em pano de fundo estará o facto de os países em desenvolvimento contribuírem “menos para as alterações climáticas”, mas terem também uma “menor capacidade” para a elas reagir, indicou.
O Ministério do Ambiente associou-se à iniciativa, já que as alterações climáticas e a perda de biodiversidade “não se resolvem distanciadas do desenvolvimento”, sublinhou Fausto Brito e Abreu, adjunto do secretário de Estado do Ambiente, também presente na apresentação dos Dias do Desenvolvimento.João Gomes Cravinho realçou ainda que se pretende que esta segunda edição tenha “mais visibilidade”. A primeira edição, realizada no ano passado, foi feita com “grandes condicionantes de tempo”. Mesmo assim, sublinhou o secretário de Estado, teve “grande adesão do público”, tendo sido visitada por “cinco mil pessoas”.
Para a iniciativa deste ano já estão inscritas “mais de cem escolas”, que poderão usufruir de visitas guiadas. Para além de juntar especialistas, os Dias do Desenvolvimento têm o objectivo de fazer chegar a um “público alargado” um “assunto quase inexistente na comunicação social” – a cooperação para o desenvolvimento.Greg Carr, o milionário americano que está a reconstruir o Parque Nacional da Gorongosa, em Moçambique, será o convidado de honra desta edição, mas previstas estão também as presenças de Eveline Herfkens, coordenadora da campanha das Nações Unidas para os ODM, e de Claire Short, ministra do Desenvolvimento do Governo de Tony Blair.

Sem comentários: