terça-feira, 10 de março de 2009

VISEU COMEMORA DIA INTERNACIONAL DA MULHER SOB A ÉGIDE DO LIONISMO

“As transformações mentais demoram e não são fáceis. Exigem um esforço constante."
(Dalai Lama)

"Aquele que tentou e não conseguiu, é superior àquele que não tentou."
(Bud Wilkinson)

Viseu, 08 de Março de 2009

É-me muito difícil falar sobre o Dia Internacional da Mulher. Hoje, na sociedade global, temos a ilusão de que a mulher já alcançou vários direitos: a maternidade, a independência, o acesso a várias profissões outrora exclusivamente masculinas, etc.

Todavia, por esse mundo fora há mulheres que não têm direito a irem à escola, a escolherem o marido ou até a trabalharem. Tomemos como exemplo, as recentes notícias das jovens da Guiné - Bissau.

Porém, dentro de portas, há ainda várias mulheres vítimas de maus tratos físicos e/ou psicológicos, algumas mulheres despedidas dos seus empregos por estarem grávidas, outras mulheres sobrecarregadas com a gestão afectiva e económica de uma família monoparental, etc.

Sob a organização da activista Companheira Lion Marilú, do Lions Clube Viriato de Viseu, realizou-se mais um jantar! O do dia 8 de Março 2009 – Dia Internacional da Mulher – que reuniu um numeroso grupo de senhoras de Viseu e não só…, com o objectivo de reflectirem sobre a importância da mulher na construção pela Paz, na redução de discrepâncias sociais e culturais e, igualmente, de apelar à grandeza interior da mulher, à sua capacidade de dádiva, de compreensão e de tolerância essenciais na constituição de uma sociedade de laços e afectos: uma sociedade mais humana.

Esta iniciativa contou também com a presença da Companheira Lion Maria Teresa Correia, que já sendo habitual, me testemunhou o quanto empenho e carinho é colocado em todos os pormenores para que cada dia comemorativo se traduza num crescente “DIA ESPECIAL”, desde há cerca de 10 anos!

A Marilú é Especial. A sua sensibilidade e criatividade femininas, a sua força interior e persistência ao serviço do outro, são seguramente, parafraseando Dalai Lama e Wilkinson, um exemplo da força da diferença no feminino.

Neste jantar, além da boa gastronomia beirã, do convívio e confraternização foi ainda, ponto de honra vários momentos culturais, dinamizados pela poetisa Filipa Duarte (“Sussurros e Clamores”) e pela “diseur” Aida Batista, pela pintora Elisabete Bernardo, que evocaram a nobreza e generosidade da Mulher.

Eu, Rosa Guedes, estive lá!

Sou o mais recente elemento do Lions Clube Viriato de Viseu, escrevo em prol de “causas” (autora de “ Clara toma chá com a consciência”, “Olhares sobre infâncias em novelo”, “Quem nunca escreveu a lápis?”) e tal como a famosa escritora e, também Companheira Lion dos Açores, Gabriela Silva, autografámos, com muito carinho, as nossas respectivas obras literárias que patrocinam causas humanitárias ou Instituições Sociais.

De salientar que as escritoras Gabriela Silva e Aida Batista fizeram, neste jantar, um pré-lançamento da obra “Entre margens de afectos” cujos direitos de autor revertem a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro, núcleo Regional dos Açores.

Além da gratidão e capacidade empreendedora da amiga, minha “Madrinha Lionística” Marilú, ficou patente o desejo das mulheres permanecerem caminhantes activas na luta pelos Direitos da Mulher e de serem impulsionadoras de afectos e laços solidários e humanos no seu quotidiano.
Rosa Guedes
_________________________________________________________

Eu sei que o universo é mais gente do que eu. Sei que o Mundo é maior do que o bairro onde habito. E que o respirar de um só, mesmo que seja o meu, não pesa um total que tende para infinito

Viseu, 8 de Março de 2009

Por existirem mulheres como a Marilú que fazem da vida uma imensa roda solidária, é que acontecem noites como esta.

Obrigada Marilú, por teres partilhado comigo a tua amizade, a tua casa, a tua imensa alegria, a tua família e a tua cidade. É graças a ti, que tenho a honra de estar aqui esta noite, a partilhar com as mulheres da tua cidade, esta data com tanto significado.

Estou a sentir-me em casa. E essa sensação não tem preço. Isto significa que já não estou entre desconhecidas. Esta é a razão porque, em primeira mão, esta noite, vou dar a conhecer um novo trabalho que, começou nas minhas noites de inverno na ilha e ganhou asas monitorizadas quando nele incluí a minha querida amiga, Dr.ª Aida Baptista, que trouxe comigo esta noite, e o pintor açoriano Manuel Martins que infelizmente não pode estar connosco mas que o meu coração exibe nas palavras e nos versos. O Manuel está a acompanhar os últimos momentos de vida da esposa que se encontra internada, em fase terminal, com um cancro que criou metástases por todo o corpo que se abandona agora à paz dos seus últimos momentos.

Os direitos deste livro pertencem ao Núcleo Regional dos Açores da Liga Portuguesa contra o Cancro que apoia as mulheres açorianas que, vitimas desta doença enfrentam as maiores dificuldades para suportarem os tratamentos de quimio e radioterapia que não podem ser feitos nas pequenas ilhas. Infelizmente são muitas, as que abandonam semanalmente a família, para fazerem os seus tratamentos, em regime ambulatório, instaladas em pensões nem sempre confortáveis, num momento em que tanta falta faz o apoio daqueles que amamos. Foi a pensar nessas mulheres, e em todas as que são vítimas dessa maleita silenciosa que tanta vida tem destruído, que nem hesitamos em fazer desta, a nossa causa.

Vamos estar em Lisboa, na Fundação PRO DIGNITATE, na próxima teça feira, para apresentar publicamente este trabalho. Estando pelo meio, como estava, a cidade de Viseu, o Dia Internacional da Mulher e os relacionamentos que aqui tenho como únicos, não podia deixar de estar presente e de mostrar em primeiríssima mão, a obra que reverte a favor de mulheres e que por elas foi escrita.

Cada livro vendido pretende renovar uma esperança, acalentar com um abraço, dar uma nova energia. E, como é no dar que se recebe, estamos aqui a propor uma parceria solidária: compre dois e ofereça um. Acredite que está a dar muito amor, embrulhado em cornucópias cor-de-rosa, poemas de amor e pinturas sensuais. Todos estes ingredientes, apimentados por palavras de amor e de liberdade de, e para, mulheres.

A Marilú, para além de uma amiga com quem sempre podemos contar, é também uma activista do Lions Clube Viriato de Viseu e personalidade empenhada em tudo o que seja acção de solidariedade. Não admira, portanto, que tivesse ficado de coração aberto a que esta noite se apresentasse aqui o livro “Entre margens de afectos” que perde hoje o anonimato na vossa presença.

Mas, porque a vida é breve, e há que vivê-la em toda a sua plenitude, atrevi-me a trazer ao nosso encontro, um pouco dos Açores, algumas notas da sinfonia do nosso mar, para acariciar as palavras escritas, e deixar aqui um pouco da magia do nosso verde, muito do colorido das nossas flores e também algum do nevoeiro da nossa messiânica insularidade. É difícil transportar tanta coisa, mas a provocação que deixo a todas é que se atrevam a dobrar o Cabo do Bojador que o mesmo é dizer:

- Vão às ilhas!

Sentada na praia, à espera, está sempre a minha alma de mulher das ilhas que resiste a todas as tempestades para poder mostrar, prazenteira, em cada verão, o verde único da paisagem da ilha e levar as amigas a verdadeiros retiros de silêncio e reencontro que fazem a diferença no meio de um Mundo carregado de contradições, ansioso por se reencontrar.

Ao som da chamarrita açoriana e enquanto se saboreia o Licor de Maracujá do Ezequiel, as ilhas desfilam aqui em Viseu, na sala do magnífico Hotel “Príncipe Perfeito” que nos acolhe esta noite com a qualidade que já lhe conheço.

Nesta noite de solidariedade, as palavras sobram. Mas deixo-vos ficar uma pedrinha da praia das Flores onde costumo mergulhar para recarregar baterias. As pedrinhas foram apanhadas por mim na baixa-mar desta semana, para trazerem a força telúrica de um cais de partida de muitas, mas muitas emoções.

Bem-hajam todas nesta misteriosa noite de suculentas intimidades e enorme solidariedade.

Vossa amiga
Gabriela Silva

6 comentários:

Anónimo disse...

Foi uma noite de afectos sem margens.
Por entre elas, deslizaram mulheres lindas e a magia de uma noite de liberdade e de sonho.

Mulheres mães, poetisas, filhas, irmãs e amigas. Estavam lá todas. Na cidade de Viriato, no Hotel Príncipe Perfeito.
Para comemorarem todas juntas, a vida, a democracia, a liberdade responsável a generosidade absoluta.

A Marilú foi a anfitriã de uma festa que, mais uma vez, revelava a sua imensa capacidade de organização e a sua marca de requinte.

Pelas mesas passaram requintados pratos, deslizaram as mulheres ao som da música, colheram-se flores em todos os olhares.

Na poesia dita e sentida e no silêncio cúmplice de alguns momentos, ecoaram no ar, harpejos de mar e de sol, de outras praias, de outras paragens.

E a vida aconteceu em pleno numa noite mágica que antecede uma primavera mais verde…

Maria Teresa Correia

Anónimo disse...

A convite da minha grande amiga Gabriela Silva, deslocámo-nos ambas, no passado domingo, a um jantar em Viseu.

Um qualquer mal entendido levou-me a pensar que se tratava de um formal jantar do Lions Clube Viriato.

Quando cheguei ao Hotel Príncipe Perfeito, apercebi-me que estava numa moldura constituída apenas por mulheres, distribuídas por nove mesas, em que cada uma delas representava uma ilha dos Açores.

A organizadora da festa dá pelo nome de Marilu e, em nome de todas as mulheres, quero felicitá-la pela sua capacidade de, teimosamente, continuar a organizar este evento com o maior profissionalismo.

A decoração sóbria, mas de muito bom gosto, o riquíssimo e variado buffet, a música ambiente executada por dois exímios intérpretes da música ligeira, o momento cultural feito de poesia dedicada à Mulher e a mostra de livros da autoria de algumas das presentes, foram de molde a presentear-me com a noite perfeita para celebrar o Dia da Mulher.

Atrevo-me a confessar que foi a primeira vez que comemorei este dia com um grupo de mulheres deveras interessante (cerca de noventa), provenientes das mais diversas origens sociais e geográficas, mas irmanadas todas na mesma alegria de serem Mulheres.

Por isso, quando a festa acabou, dei por mim a pensar que só o universo feminino consegue ter esta força para, num domingo, deixar as suas famílias e os seus compromissos mais imediatos, sujeitar-se a fazer uma longa viagem de ida e volta, madrugada dentro, para simplesmente celebrar esta dádiva de se ser MULHER!

Obrigada a todas pela inesquecível noite que me proporcionaram!

Aida Batista

Anónimo disse...

Foi com muita emoção que estive presente na homenagem à MULHER: criança, irmã, filha, mãe, esposa…, mas também sofredora.

Vieram-me à memória tantos momentos bons que vivi e vivo como Mulher, mas tantos outros que não quero recordar…

Nesta minha longa caminhada aprendi a lutar e tive sempre como exemplo a melhor e mais forte MULHER que conheci: a minha Mãe!

Com ela aprendi a nunca desistir e a dar a volta sempre que o caminho aparecia pedregoso e escorregadio.

Foi o que ela fez a vida inteira e estivemos sempre juntas nesse caminhar…

Valeu-me sempre a Poesia que é o meu respirar e que me faz sonhar e acreditar que no ponto mais distante do horizonte há um pôr-do-sol sempre Belo e que vale a pena contemplar.

Senti que naquele salão havia uma energia ilimitada, capaz de mudar o Mundo para melhor.

A Mulher tem essa grande virtude!

Dou os parabéns à Marilú por tão sublime iniciativa e partilho de todas as iniciativas para que a Mulher seja vista e tratada como o Ser Humano que é.

Pablo Neruda, um grande Poeta chileno, escreveu assim sobre as Mulheres:

Elas sorriem quando querem gritar.
Elas cantam quando querem chorar.
Elas choram quando estão felizes.
E riem quando estão nervosas.

Elas brigam por aquilo que acreditam.
Elas levantam-se para injustiça.
Elas não levam "não" como resposta quando
acreditam que existe melhor solução.

Elas andam sem novos sapatos para
suas crianças poder tê-los.
Elas vão ao médico com uma amiga assustada.
Elas amam incondicionalmente.

Elas choram quando suas crianças adoecem
e se alegram quando suas crianças ganham prémios.
Elas ficam contentes quando ouvem sobre
um aniversário ou um novo casamento.

À boa maneira beirã digo, de coração, bem-haja por tão bela homenagem à MULHER!

Filipa Duarte

Anónimo disse...

Avessa que sou a comemorações, encontro no Dia Internacional da Mulher uma oportunidade para reflectir sobre o papel actual da Mulher, no Mundo.

Saber ser Mulher é um desafio!

Que o digam as trabalhadoras exploradas, as lutadoras com escassos recursos económicos, as sofredoras da violência, mentira e traição, as solitárias sem esperança, as incompreendidas e estigmatizadas pela sociedade.

Mas saber ser mulher é não esquecer que os direitos adquiridos, as conquistas alcançadas não anulam os deveres e os valores que qualquer mulher, esposa, mãe e educadora deve abraçar como referência.

Habituei-me, neste dia 8 de Março, aos encontros organizados pela Marilú, encontros pautados pelo bom gosto, pela alegria e são convivência.

Admiro e agradeço a dádiva incondicional do seu tempo, das suas energias, com um único propósito, o de criar momentos inesquecíveis, onde não têm faltado contributos culturais de grande nível.

Consegue marcar a diferença que dignifica quem participa neste evento.

Este ano, recebemos, uma vez mais, a lição de singeleza da alma açoriana, através da escritora Gabriela Silva.

A vida e a beleza das ilhas cruzaram-se, no policromado das palavras ditas.

E o que dizer do saber dizer da escritora Aida Baptista?

A sua criatividade inspirou a representação improvisada de um poema, pela Marilú.

Rosa Guedes, ao apresentar a sua obra literária deixou-nos, tal como as escritoras anteriores, a chama que alimenta em defesa de causas humanitárias.

E a poesia percorreu o espaço, sentou-se connosco à mesa, interpelou-nos pela voz da poetisa Filipa Duarte.

Olhando a esmerada decoração da sala, enriquecida com obras da pintora Elisabete Bernardo, apeteceu-me dizer: - A arte jantou comigo!...

Como Eva que sou e consciente de que vou continuar Mulher todos os dias do ano, resta-me o propósito de não me deixar enganar, nem tentar, pelas maçãs enganadoras deste já tão perdido Paraíso.

Glória Paiva
(Glorinha)

Anónimo disse...

Apesar de já nos ter habituado ao charme e ao ambiente acolhedor dos eventos organizados, sempre a pensar na melhor forma de receber, a Marilú, merece os mais sinceros parabéns por mais este momento que se passou, comemorativo do Dia da Mulher, mas também de convívio, de solidariedade e de cultura.

Primando pelo bom gosto e pela afabilidade e não pela vaidade: dando-se, sem nada reclamar!
Parabéns, Marilú!

É que "...A VIDA SÓ SE DÁ A QUEM SE DEU..."

Um abraço,
Susana Rocha

Anónimo disse...

Mais uma vez a minha querida amiga Marilú, abraçou com energia e demonstrou saber organizar, para nós mulheres que estivemos , uma noite alusiva ao Dia Internacional da Mulher.

Esteve presente a cultura com as escritoras, Gabriela Silva, Aida Baptista, Rosa Guedes e a poetisa Filipa Duarte. Uma ocasião magnífica.

Além dos momentos agradáveis vividos naquele espaço com amizade, com charme de cada mulher presente e da boa gastronomia, houve uns miminhos oferecidos, pelos patrocinadores, os quais foram sorteados.

Também ao som da música tocada e cantada por um dueto, fez com que o acontecimento, por si já bonito e bem organizado, alegrasse ainda mais o ambiente. Fica nas nossas memórias esta confraternização e ainda registada pela presença de um excelente fotógrafo.

Nós mulheres merecemos estes poucos momentos que temos e mais uma vez os meus parabéns á Marilú, por saber tão bem organizar esta comemoração.

Beijinhos a todas
Elisabete Bernardo