quinta-feira, 26 de março de 2009

Certificar a origem da água tornar-se-á algo tão normal como certificar madeira

Foto: PÚBLICO
A água é um recurso que precisa de protecção, disse Michael Spencer

17.03.2009
AFP

Nos próximos anos deverá surgir um novo rótulo nas garrafas de cerveja, no arroz, cereais e outros produtos: um rótulo que certificará a origem da água utilizada para o seu fabrico.
Este projecto, apresentado hoje durante o Fórum Mundial da Água, a decorrer em Istambul (Turquia), inspira-se directamente no mecanismo em funcionamento para a madeira, a fim de combater a exploração ilegal das florestas“Já é consensual que estamos a viver uma crise da água e que é preciso reagir. É esta a razão pela qual se verificou um movimento de apoio a este tipo de certificação mundial”, explicou Michael Spencer, do Water Stewardship Initiative, na Austrália.
Há uns anos, a ideia de uma certificação da água poderia ter parecido surpreendente, reconheceu Spencer. Mas, salientou, essa percepção está a mudar: numerosos exemplos de sobre-exploração de rios ou aquíferos demonstram que a água é um recurso que precisa de protecção.
Esta iniciativa inspira-se no Forest Stewardship Council (FSC), um organismo que estabelece normas internacionais de boa gestão florestal e que certificou até hoje mais de cem milhões de hectares. As empresas que obtêm a certificação podem utilizar o rótulo FSC, que se pode tornar um argumento comercial de peso.
“O FSC é um mecanismo que permite certificar a madeira, o sistema Fair Trade permite aos consumidores escolher os produtos que ajudam as comunidades locais. Mas não existe nenhum programa deste género para a água”, sublinhou Jonathan Kaplan, da Nature Conservancy. Esta organização não governamental (ONG) norte-americana faz parte, juntamente com a WWF (Fundo Mundial da Natureza), das seis ONG ambientais que participam nesta iniciativa.O objectivo proposto é elaborar, nos próximos meses, um conjunto de critérios aplicáveis no mundo inteiro, que serão complementados com critérios locais.
O rótulo deverá ser apresentado “dentro de 18 a 24 meses”, adiantou Kaplan.

Sem comentários: