segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Fórum Social Mundial 2009: Seis dias por um outro mundo


Hoje é a grande caminhada em Belém, a abertura do evento que diz que "um outro mundo é possível"
Arranca esta terça-feira o Fórum Social Mundial (FSM) na capital do Estado brasileiro do Pará. Belém apresenta-se como o "território do FSM" e como tal é hoje palco da abertura com uma grande caminhada que arranca do Cais do Porto, local vivo da cidade, até à Praça do Operário. Serão 100 mil participantes convidados a participarem com "suas cores e símbolos", marcando a chegada do FSM de terras de África à Amazónia.
Cada dia é tempo de celebrar diferentes motivos: a 28, primeiro dia para as mais de 2400 actividades previstas, a Pan-Amazónia é debatida sob os 11 objectivos a que se propõe o FSM – e entre estes um conjunto deles que entroncam na actual crise mundial, como o "acesso universal e sustentável dos bens comuns da humanidade e da natureza" ou o "cancelamento da dívida externa dos países mais desfavorecidos".
No final, domingo, 1 de Fevereiro, é o dia das alianças. No fundo, traduzir as convergências possíveis entre os milhares de participantes e organizações sociais presentes. Num primeiro momento, diferentes assembleias sectoriais entre "redes com temas e lutas afins" definirão "propostas concretas sobre as campanhas, manifestações ou qualquer outra actividade". Depois, num segundo momento, tem lugar um grande evento, a "assembleia das assembleias", para apresentar os resultados finais. Porque, acreditam os promotores e participantes deste FSM, "outro mundo é possível".

Fonte Informativa: FÁTIMA MISSIONÁRIA 27-01-2009

NOTA: Amanhã, 01 de Fevereiro é dia das alianças

Informação recebida de César Salazar Pimenta (Belém do Pará - PA) e CL Maria Teresa Correia (Viseu - PT)

Sem comentários: