quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

IV JORNADAS AQUILINIANAS - ERA UMA VEZ!... HISTÓRIAS DE ESCREVER E DE CONTAR.

Era uma vez!...

Eram estas as palavras mágicas que serviam aos avós e aos contadores de histórias para abrir o mundo mágico de fadas e doendes, das princesas e reis de fantasia, de Ali Babá e dos quarenta ladrões, dos soldadinhos de chumbo vestidos de azul e de carmim, dos animais que em tempo antigo falavam com os homens, de meninas verdadeiras que vendiam fósforos nas esquinas de uma rua, de meninos que corriam mundo fora voando sobre as asas de um cisne.

O Centro de Estudos Aquilino Ribeiro celebra, nas jornadas que promove em memória do patrono, o fecundo génio de contador de histórias para a infância, as páginas de ouro de seus livros sem idade. Associa, na homenagem, outros nomes – Matilde Rosa Araújo – ambos inventores de uma nova forma de contar, de uma forma nova de sonhar, de uma forma nova de educar.

Era uma vez!... Porque sempre será assim…

Matilde Rosa Araújo, “mãe” da Literatura Infantil, ri-se quando lhe falamos na sua classificação como “mãe” da Literatura Infantil, ao lado de Aquilino Ribeiro, o “pai”, com o seu Romance da Raposa.

- Está bem, aceito, mas só porque fico ao lado de Aquilino, um bom companheiro.

Entrevista feita por Leonor Figueiredo,
publicada no Jornal de Notícias
de 20 de Janeiro de 2006.

Sem comentários: