sábado, 21 de novembro de 2009

Recordar o Lionismo e António Feijó

Depois de nos meses anteriores ter acertado o plano de actividades, elegido a comissão de sócios e as comissões actividades, assim como ter sorteado as representações do Clube, no último dia 9 (nove), deste mês de Novembro, conforme o programado, reuniram-se num recomendado restaurante da zona alta da vila, os sócios do Lions Clube, convidados e imprensa para relembrar a criação do Lionismo e os 150.º aniversário do nascimento do poeta e diplomata limiano António Feijó, a sua vida e a sua obra.

O presidente do clube, CL Sérgio Gonçalves, deu início à sessão quando eram 20:30 Horas, tendo dado as boas vindas a todos e convidou os companheiros Abreu Lima, Victor Mendes e João Maria Carvalho para a saudação às bandeiras. O Código de Ética e os Objectivos do Lionismo foram ditos pela Teresa Morais e pela Fernanda Bezerra.

O companheiro Sérgio Gonçalves, fez uma resenha da actividade prevista para a noite, apresentou os oradores e propôs um voto de felicitação pela recente eleição e tomada de posse como presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, do companheiro Victor Mendes, que fez questão de estar neste evento na sua qualidade de sócio do clube. Todos os sócios e demais presentes aprovaram o voto proposto, com uma enorme salva de palmas.

Após terem sido distribuídos um resumo da história do lionismo internacional, o código de ética e os objectivos por todos os companheiros lions presentes, o companheiro presidente passou a sessão ao companheiro past-presidente, João Maria Carvalho, que fez uma resenha da Vida e Obra do poeta António Feijó, tendo ilustrado a sua eloquente apresentação com a amostragem de diversos livros do poeta e com um filme didáctico realizado a meio da década de oitenta, em muitos sócios se reviram com saudade, nomeadamente o companheiro Tito Morais, que participou no filme, e o companheiro presidente fundador, Francisco Abreu Lima, que há altura era presidente da Câmara Municipal e muito colaborou para a recuperação do espólio do poeta.

O CL João Maria, enalteceu a qualidade da obra literária de Feijó e lembrou o carinho que o Lions Clube tem posto na divulgação e reconhecimento da obra do poeta. A homenagem prestada, em 2007, com colocação de uma lápide no local onde o poeta nasceu e a romagem ao cemitério municipal são exemplos desse carinho.

Seguidamente o companheiro professor de literatura, deu a palavra ao companheiro Tito Morais, que como historiador e autor do livro “No rasto de António Feijó em Estocolmo e Paris”, do qual fez a sua pré-apresentação, desenvolveu uma valorosa oratória sobre a vida e a obra de Feijó.

Foi um momento nobremente conseguido, com uma recordação muito sadia do empenho de diversos elementos do Lions na divulgação, registo, investigação e estudo da obra e vida do grande limiano António Feijó.

Lions Clube de Ponte de Lima

Sem comentários: