O Lions Clube de Ponte de Lima é um clube de serviços em permanente actividade. Numa atitude de constante perseguição de objectivos orientados para SERVIR, teve a oportunidade de poder contribuir com a sua experiência para um dos grandes objectivos do Clube: a preservação do meio ambiente. Neste contexto, o Clube pôde integrar e ser parte activa da Semana da Floresta e da Água que decorre em Ponte de Lima, de 18 a 24 de Março de 2010.
No dia 19 de Março, a partir das 10 horas, o Lions Clube de Ponte de Lima preencheu uma parte do programa Um Dia no Parque Florestal da Quinta de Pentieiros. Depois da abertura por Daniel Campelo, Director da Paisagem Protegida das Lagoas, o Lions teve oportunidade de levar a sua mensagem a alunos de três escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do nosso concelho. Numa sequência bem organizada, explicou às crianças quem era o Lions e os seus membros, quantos eram e o que faziam. Falou da acção “Eu Sou Vigilante da Floresta” e dos moldes em que é realizada, procurando incutir nas crianças e jovens o sentido de responsabilidade e a necessidade de muita atenção para com as causas relacionadas com a natureza. Aí foi referido que no dia 24 de Março o programa da Semana da Floresta e da Água iria prosseguir com a apresentação do programa “Eu Sou Vigilante da Floresta”, no Centro Educativo da Correlhã, às 10h15m.
Em seguida puderam as crianças assistir a um filme sobre a natureza e tomar parte numa acção mais experimental em que participara todas as forças de protecção à natureza e combate a incêndios, como Sapadores Florestais, Guardas Florestais, Grupos de Intervenção da GNR, Bombeiros e Associações Florestais.
No fim, as crianças voltaram a casa mais sensibilizadas para os assuntos da Natureza.
O que é Lions
Lions é uma Organização Não Governamental (ONG) internacional constituída por clubes de serviço à comunidade, dedicados à ideia de que homens e mulheres que vivem numa comunidade estão na posição de saber quem precisa de ajuda e porquê. Estes clubes locais, mais de 43.000, fazem parte da maior organização de clubes de serviço do mundo, com 1,4 milhão de associados, servindo em 202 países e áreas geográficas.
A Associação, que não tem nenhuma filiação política nem sectária, foi fundada em Chicago, Illinois, EUA, em 1917, pelo agente de seguros Melvin Jones. Desde então, o Lions Clubs International tem oferecido aos seus sócios a oportunidade de compartilharem o seu trabalho e a sua dedicação com os mais desfavorecidos. A associação tornou-se internacional quando um clube foi organizado no Canadá, em 1920. Um ponto alto da história da organização foi o discurso feito na convenção de 1925 pela legendária Helen Keller que desafiou os Lions a tornarem-se os "paladinos dos cegos na cruzada contra a escuridão". Eles atenderam ao seu pedido e os Lions são hoje conhecidos pelos programas relacionados com a visão, incluindo SightFirst, o maior programa de prevenção à cegueira do mundo.
Enquanto os membros Lions falam muitas línguas e professam muitas religiões e crenças políticas, todos subscrevem objectivos e princípios éticos comuns, apoiados no lema Nós Servimos.
Funcionamento em Portugal
Em Portugal, os Clubes Lions estão associados ao Distrito 115 que, face ao número de sócios, distribuiu o trabalho pelos Distritos 115CN e 115CS que, por sua vez, se subdividem em Regiões compostas por várias Divisões formadas por 5 ou seis Clubes. O país conta com aproximadamente 3.200 sócios distribuídos por 118 clubes.
O Lions em Ponte de Lima
O Lions Clube de Ponte de Lima nasceu em Janeiro de 1987, por iniciativa do Lions Clube de Vila Praia de Âncora, pela mão do padrinho físico do Clube, o saudoso Companheiro Alfredo Pinto, médico conceituado. Assumiu a primeira presidência do Clube o CL Francisco Abreu Lima que teve o trabalho de “aquecer o motor” - como costuma dizer, e lançar o Clube. Fez um excelente trabalho, de que se orgulha, e que em primeira mão tinha como objectivo implementar apoio social aos mais carenciados do concelho, sobretudo ao nível dos problemas da cegueira, na linha dos objectivos da Câmara Municipal de Ponte de Lima, na sua qualidade de administradora da Fundação António Feijó, cujos bens se encontram numa instituição bancária de Estocolmo, na Suécia, onde o poeta foi ministro plenipotenciário.
Agora, com 23 anos de idade, o Clube conta com 26 sócios que ao longo do ano lionístico realizam actividades que perseguem os objectivos do lionismo, devidamente enquadrados pelo seu Código de Ética.
A Direcção que este ano tem presidido aos destinos do Clube é constituída pelo Presidente, CL Sérgio Gonçalves, Pelo Secretário CL Agostinho Barros e Pelo Tesoureiro José Barreiros
Atento às necessidades básicas da população, o Clube vai realizando tarefas que visam a sensibilização e a detecção de problemas (sobretudo de saúde) que afligem a humanidade e se orientam, outras vezes, para questões socioculturais.
Muito se tem feito, em Ponte de Lima, ao nível da divulgação, (e a Câmara Municipal tem tido papel preponderante, tanto neste como em anteriores executivos, com destaque para o do EngºDaniel Campelo, agora Presidente das Lagoas), ao nível da ajuda às pessoas mais carenciadas: distribuição de cadeiras de rodas, entrega de cabazes, entrega de material escolar, rastreios da visão, diabetes, glicemia, tensão arterial e IMC; ao nível da sensibilização, junto dos mais novos, para as questões da natureza e do ambiente bem como para as questões da saúde em geral.
Apostando na necessidade de promover a actividade física para preservação da saúde, o Lions Clube de Ponte de Lima tem promovido as Caminhadas da Solidariedade que têm contado com forte adesão da população.
O actual Presidente da Câmara, Engº Vítor Mendes, é membro e past-presidente do Clube ao qual, independentemente do lugar que ocupa, tem dedicado grande esforço e grande parte das suas energias.
Na mesma linha têm sido feitos os rastreios à visão, co grande empenho, entre outros, da Companheira Isabel Mendes, ortoptista, Albertina Carvalho e Leonardo Gonçalves. As acções, têm permitido detectar problemas de visão e sensibilizar a comunidade para um problema recorrente na sociedade portuguesa.
Outros rastreios - Porque os AVC’s acontecem, porque a hipertensão aflige, porque a cegueira aparece, os Lions fazem sistematicamente, nas freguesias, rastreios do colesterol, glicemia, tensão arterial e IMC. Companheiros António Mário e Manuel Joaquim Parente, respectivamente farmacêutico e médico, e enfermeiras Companheira Conceição Brito, Maísa, Lídia, Carla e Raquel.
Convirá esclarecer que a Assembleia-geral das Nações Unidas aprovou uma importante resolução reconhecendo a epidemia de diabetes como uma ameaça global. Estima-se que mais de 230 milhões de pessoas sofram de diabetes, número que deve aumentar para assombrosos 350 milhões até o ano de 2025. As pessoas portadoras de diabetes correm o risco de perder a visão, devido à retinopatia diabética, doença que afecta a retina, o tecido sensível à luz localizado atrás do olho, que transmite mensagens visuais através do nervo óptico para o cérebro. Quando esse tecido delicado é danificado pela retinopatia diabética, o resultado pode ser a deficiência visual ou a cegueira.
Nós, Lions, estamos cá e pedimos a vossa ajuda: entre muitas coisas, continuem a lutar por um mundo mais limpo, com grande atenção à preservação e conservação da Natureza. Como? Não sujando, conservando, informando
Sem comentários:
Enviar um comentário