Dia 6 – Reunião do Júri convidado para escolher os cartazes vencedores
Composição do júri:
P.e. Dr. José Gomes de Sousa,
CL Dr. Francisco Abreu Lima
Professor José António Silva.
Vencedores:
Grupo de Catequese da Paróquia de Ponte de Lima – Marta Bouças de Carvalho;
Grupo de Catequese da Paróquia de S. João da Ribeira – Bruno João Rocha Sousa;
O júri decidiu ainda classificar em 3º lugar o cartaz apresentado por Adriana Gonçalves Martins de S. João da Ribeira. O cartaz de Marta Carvalho foi classificado em 1º lugar.
Dia 10 – Conselho Regional da Região A de Lions Clubes – Hotel Portas do Sol (Caminha)
O Lions Clube de Ponte de Lima fez-se representar pelos CL Presidente e Esposa, CL João Maria Carvalho e Albertina e pelo Presidente da Divisão 1, CL Agostinho Barros que estiveram presentes e participaram quer nos trabalhos programados para a tarde como no jantar que se lhe seguiu no Hotel Porta do Sol, na Av. Marginal em Caminha.
Dia 11 – Exposição dos trabalhos do concurso o Cartaz da Paz em Ponte de Lima (Rua Cardeal Saraiva, junto à Igreja Matriz);
Dia 12 – Assembleia-geral do clube
Abordados assuntos relacionados com a organização interna do clube, Cartaz da Paz, Homenagem ao poeta António Feijó e campanha “Eu sou Vigilante da Floresta. Foi decidido fazer postal de Natal com cartaz vencedor, para angariação de fundos, através da sua venda ao preço de 1 €.
Dia 15 – Envio dos Cartazes vencedores para o Distrito Múltiplo 115 CN;
Dia 17 – Homenagem ao poeta limiano António Feijó
Programa
10h30 – Concentração no Salão Nobre da Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima (Casa da Fonte do Pinheiro), na rua Norton de Matos.
11h00 – “RECORDANDO ANTÓNIO FEIJÓ”- Palestra pelo Arqueólogo Pe. Manuel Dias.
11h45 – Descerramento de lápide no local onde existiu a casa de António Feijó.
12h00 – Romagem ao túmulo do poeta no Cemitério Municipal.
13h00 – Almoço
A acção envolveu toda a população limiana e nela participaram figuras de destaque na vida social e política do concelho e do distrito, conforme se lia na nota remetida à comunicação social que se transcreve:
NOTA À COMUNICAÇÃO SOCIAL
Lápide no local de nascimento do poeta
LIONS PONTE DE LIMA RECORDOU ANTÓNIO FEIJÓ
O Lions Clube de Ponte de Lima recordou no passado sábado, 17 do corrente, os
90 anos da morte do poeta e diplomata António Feijó (1859 — 1917), numa cerimónia
onde participaram descendentes, admiradores e entidades oficiais.
O Salão nobre da Santa Casa da Misericórdia local estava repleto para uma homenagem ao ilustre Limiano, que ocupou cargos diplomáticos no Brasil, Suécia e Dinamarca.
Abriu a sessão solene o presidente do clube, Dr. João Maria Carvalho, que agradeceu a assistência. Esta integrava gente das Letras e das Artes, vereadores da Câmara Municipal, o presidente da Assembleia Municipal, o director do Centro de Saúde, o presidente da Junta da Vila, o Governador do distrito Lion 115 Centro Norte, o Presidente da Região A do Distrito 115CN, a colega Governadora Adjunta do Rotary, a Provedoria da Santa Casa, antigos presidentes do município, professores e alunos da Escola Secundária, Comandante da PSP, direcção dos Bombeiros Voluntários, entre outros.
Depois das cerimónias protocolares de saudação às Bandeiras e leitura do Código de Ética do Lionismo, o Dr. Tito de Morais fez a apresentação do palestrante, o arqueólogo e historiador Padre Manuel Dias, que abordou o tema Recordando António Feijó, onde salientou a sua actualidade, com as reedições recentes dos seus livros, a realização de vários estudos académicos e (hoje) finalmente a sinalização do local de nascimento.
Seguidamente, a comitiva deslocou-se meia centena de metros acima, para assistir ao descerramento duma lápide no local onde existiu a casa de António Feijó. Foram escutadas novamente, com muito apreço, as palavras do historiador Dr. Tito de Morais que referiu que o local é hoje ocupado por portão e muros ameados da Villa Moraes, construídos depois de 1912, (onde existe agora a placa) após a compra do eido e com nove pequenas habitações à família Feijó pelo benemérito e capitalista João Rodrigues de Moraes. O espaço deu lugar a construções de apoio agrícola, designadamente a adega, o lagar e o alambique da quinta, desde 1978 pertença da Misericórdia.
As celebrações dos 90 anos da morte do autor das Bailatas encerraram com uma romagem ao túmulo, no cemitério municipal, onde desde 1927 repousam os restos mortais do casal, trasladados de Estocolmo, onde o Companheiro Governador dos Lions, José Jacinto Pereira, depôs um lindo ramo de flores.
No início de 2008 será apresentado o vídeo do evento, produzido por Amândio
Sousa Vieira, conhecido autor Limiano, entre outras actividades a programar pelos Lions.
Mengagens recebidas:
Do Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Ponte de Lima recebeu o Lions o seguinte e-mail:
Ex. Mo Sr.
Dr. João Maria Carvalho
Dgmo Presidente do Lions Club
Agradeço a vossa gentileza e a colaboração, por marcarem este dia de uma forma assinalável e prestigiante para a cultura limiana. A minha ausência foi compensada pelo brilhante comportamento do Clube Náutico de Ponte de Lima em Montemor, onde também o nome de Ponte de Lima saiu em destaque. È assim que cada de um de nós contribui para o engrandecimento da bela terra que nos viu nascer.
Muito obrigado ao Lions Clube, na pessoa do seu dinâmico Presidente.
Um abraço.
Franclim Castro Sousa
Do Presidente da Região A, Manuel Amial:
Boa noite João Maria:
Parabéns pela bonita homenagem ao poeta António Feijó.
Fiquei muito honrado com o convite amável que me fez.
(…)
O Amigo para Sempre,
Manuel Amial
Dia 17 – Lançamento de Campanha de Recolha de óculos usados
A acção foi anunciada pelo Presidente do Clube no dia 17 de Novembro, aquando da Homenagem ao poeta limiano António Feijó. Apoiada no paralelismo entre a Fundação António Feijó, gerida pela Câmara Municipal de Ponte de Lima, com o objectivo de ajudar pessoas do Concelho com problemas de cegueira e os objectivos da Campanha “Sight First II”, de ajuda aos mais carenciados no campo da visão, o Clube entendeu ajudar neste campo lançando a Campanha de Recolha de Óculos Usados ao longo do mês de Dezembro de 2007. Nesse sentido, foram distribuídas caixas de recolha pelas lojas comerciais de venda de óculos, que generosamente acolheram a iniciativa e na Escola Secundária de Ponte de Lima, cuja Presidente do Conselho Executivo se revelou profundamente receptiva e solidária com a causa.
Dia 18 – Exposição dos trabalhos do concurso o Cartaz da Paz em S. João da Ribeira (Adro, junto à Igreja Paroquial). Nota: Os cartazes vencedores foram expostos através de fotocópia.
Dia 24 - 2ª Reunião da Governadoria (Fafe)
O Clube fez-se representar pelo CL Agostinho Barros, Presidente da Divisão 1 e CL João Maria Carvalho, Presidente do Clube, na II Reunião Ordinária do Gabinete do AL 2007/2008, onde, depois da cerimónia protocolar de saudação às Bandeiras e leitura do Código de Ética e Objectivos do Lions Internacional, intervieram os Secretário, Tesoureiro e Vice-Governadora. Em seguida foi feito o ponto da situação das campanhas “Sight First II” e “Eu Sou Vigilante da Floresta”, do Concurso “Cartaz da Paz” e do Prémio Nacional de Literatura “Lions de Portugal”.
Dia 24 - Concurso CARTAZ DA PAZ: Marta Carvalho distinguida com menção honrosa pelo Distrito Múltiplo 115 CN
Ao nível do Distrito Múltiplo 115 CN, Marta Carvalho, do Grupo da Catequese de Ponte de Lima foi distinguida com uma menção honrosa.
Dia 26 – Assembleia-geral do clube
Serviu para fazer o balanço da participação no Cartaz da Paz e da Homenagem ao poeta António Feijó.
Foi ainda construído o blog do clube que pode ser visitado em http://lionsclubedepontedelima.blogspot.com.
No âmbito da preparação das actividades foram desenvolvidos muitos outros contactos com instituições e pessoas em particular.
sábado, 15 de dezembro de 2007
RELATÓRIO MENSAL DE ACTIVIDADES - Novembro 2007
Etiquetas:
Actividades,
António Feijó,
Figuras Limianas,
Homenagens
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário