sábado, 17 de novembro de 2007

Nota à Comunicação Social - LIONS PONTE DE LIMA RECORDOU ANTÓNIO FEIJÓ: Lápide no local de nascimento do poeta

O Lions Clube de Ponte de Lima recordou no passado sábado, 17 do corrente, os 90 anos da morte do poeta e diplomata António Feijó (1859 - 1917), numa cerimónia onde participaram descendentes, admiradores e entidades oficiais.
O Salão nobre da Santa Casa da Misericórdia local estava repleto para uma homenagem ao ilustre Limiano, que ocupou cargos diplomáticos no Brasil, Suécia e Dinamarca.
Abriu a sessão solene o presidente do clube, Dr. João Maria Carvalho, que agradeceu a assistência. Esta integrava gente das Letras e das Artes, vereadores da Câmara Municipal, o presidente da Assembleia Municipal, o director do Centro de Saúde, o presidente da Junta da Vila, o Governador do distrito Lion 115 Centro Norte, a colega Governadora Adjunta do Rotary, a Provedoria da Santa Casa, antigos presidentes do município, professores e alunos da Escola Secundária, Comandante da PSP, direcção dos Bombeiros Voluntários, entre outros.
Depois das cerimónias protocolares de saudação às Bandeiras e leitura do Código de Ética do Lionismo, o Dr. Tito de Morais fez a apresentação do palestrante, o arqueólogo e historiador Padre Manuel Dias, que abordou o tema Recordando António Feijó, onde salientou a sua actualidade, com as reedições recentes dos seus livros, a realização de vários estudos académicos e (hoje) finalmente a sinalização do local de nascimento.
Seguidamente, a comitiva deslocou-se meia centena de metros acima, para assistir ao descerramento duma lápide no local onde existiu a casa de António Feijó. Foram escutadas novamente, com muito apreço, as palavras do historiador Dr. Tito de Morais que referiu que o local é hoje ocupado por portão e muros ameados da Villa Moraes, construídos depois de 1912, (onde existe agora a placa) após a compra do eido e com nove pequenas habitações à família Feijó pelo benemérito e capitalista João Rodrigues de Moraes. O espaço deu lugar a construções de apoio agrícola, designadamente a adega, o lagar e o alambique da quinta, desde 1978 pertença da Misericórdia.
As celebrações dos 90 anos da morte do autor das Bailatas encerraram com uma romagem ao túmulo, no cemitério municipal, onde desde 1927 repousam os restos mortais do casal, trasladados de Estocolmo, onde o Companheiro Governador dos Lions, José Jacinto Pereira, depôs um lindo ramo de flores.
No início de 2008 será apresentado o vídeo do evento, produzido por Amândio Sousa Vieira, conhecido autor Limiano, entre outras actividades a programar pelos
Lions.













Sem comentários: