quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Teatro popular em debate dos Lions limianos - Nota á Comunicação Social

O Lions Clube de Ponte de Lima levou a efeito, no passado sábado uma palestra dedicada ao teatro popular trazendo para debate dois autos: O Auto dos Turcos e o Auto da Floripes.
O Auto dos turcos, também conhecido por Turquia, apesar da grande irregularidade nas representações, tem por terreiro o Largo da Devesa, em Crasto, freguesia da Ribeira, por altura das festas de N. S. da Cruz de Pedra, no segundo domingo de Agosto. O Auto da Floripes tem a particularidade de ser representado ás 5 horas da tarde, do dia 5 de Agosto, com uma regularidade invejável e cuja tradição vai para além de dois séculos, nas Neves, um lugar que pertence a três freguesias do concelho de Viana do Castelo: Barroselas, Mujães e Vila de Punhe.
Conhecido o interesse histórico e cultural do teatro popular e destes autos em particular, vertentes que ficaram bem claras e saíram mais reforçadas com as excelentes comunicações a que uma plateia simpática teve oportunidade de assistir. Numa abordagem histórica e geográfica, que trouxe á memória os grandes impérios, invasões, conquistas, reconquistas, lutas religiosas e territoriais até ao estabelecimento das actuais fronteiras e da sociedade actual, com especial enfoque nas guerras entre Mouros e Cristãos, Luís Franco, do Grupo Promotor do Auto da Floripes, enquadrou a origem e a inspiração que é comum aos dois autos. Marco Novo trouxe uma visão de futuro no interesse da preservação das tradições em geral e das preciosidades que são estes autos. O uso da internet, a divulgação, o debate, a sua preservação e a manutenção no seu local de origem como elementos de identidade e diferenciação, de estudo e investigação, de animação, de promoção turística e valorização de um património importante e único. Por sua vez, João Rodrigues de Sousa, com um entusiasmo patente, um saber profundo e uma paixão contagiante fez com que todos os que não conhecem a Turquia ficassem com a noção exacta do seu extraordinário valor e de toda a envolvente secular que encerra, aguçando o apetite, a curiosidade e a vontade de a ela assistir, para os que ainda não tiveram oportunidade de o fazer.
A palestra serviu também para divulgar o encontro de teatro popular do Eixo Atlântico Norte de Portugal-Galiza, que o Grupo Promotor do Auto da Floripes irá organizar de 15 a 17 de Julho próximos, nas Neves, e contará com cerda de 20 grupos. Para o encontro foram lançados o convite e o repto para que a Turquia esteja presente. Na fase de debate e numa intervenção de Domingos Morais, presidente do GACEL – Grupo de Acção, Cultura e Estudos Limianos, foi sugerida a realização da Turquia junto á Torre da Cadeia Velha, na vila de Ponte de Lima, o que para além do entusiasmo de João Rodrigues de Sousa foi prontamente acolhido com agrado pelo Vereador do Pelouro da Cultura, Dr Franclim Castro e Sousa que na sua intervenção de encerramento da palestra, felicitou o Lions Clube de Ponte de Lima pela iniciativa, manifestou o apreço do Município pelo trabalho que tem sido feito na área do teatro pelo jovem GACEL com a realização da Turquia entre outras trabalhos e enalteceu o dinamismo do associativismo limiano nas diferentes áreas de intervenção.
Com este evento, os Lions limianos procuraram diversificar a sua actuação, estabelecendo pontes que permitam aumentar o conhecimento e a sua ligação à comunidade. O espírito de serviço que os caracteriza, a solidariedade e o engrandecimento da máxima que os orienta “Nós servimos” saíram valorizados.

NOTA: Texto publicado nos Jornais "Alto Minho" e Cardeal Saraiva"

Sem comentários: