quarta-feira, 21 de julho de 2010

LIONS CLUBE DE PONTE DE LIMA - PEREGRINAÇÃO A SANTIAGO

O Lions Clube de Ponte de Lima, dando satisfação à decisão tomada em reunião de transmissão de poderes, cumpriu a sua peregrinação a Santiago de Compostela, em Ano Jacobeo, no passado sábado, dia 17 de Julho.
Eram seis horas e trinta quando um um grupo de dezassete Companheiros partiram, em autocarro, bem dispostos, em direcção a Santiago. O Companheiro Leonardo prontificou-se a dar uma explicação sobre a vida do Santo e referiu-se à tradição das peregrinações a Santiago de Compostela. O grupo de Lions chegou ao destino bem a tempo de participar nas cerimónias religiosas, nomeadamente na Missa do Peregrino, às 12 horas locais. No início da cerimónia, celebrada pelo Bispo de Santiago, entre muitos grupos de peregrinos presentes, foi nomeado o do Lions Clube de Ponte de Lima, com o respectivo número de participantes. O acto decorreu em clima de fé e peregrinação e terminou com a tradicional e apoteótica cerimónia do Botafumeiro. Depois do almoço, o grupo de Lions voltou à Catedral de Santiago para completar a peregrinação, entrando pela Porta Santa (que só se abre ao longo do Ano Jacobeo – aquele em que o dia de Santiago, 25 de Julho, coincide com um domingo), dando o abraço ao Santo e visitando o seu túmulo.
A viagem de regresso, com passagem por Baiona e A Guarda, permitiu um animado convívio da família de Lions, tendo assim contribuído para a criação de uma união mais profunda que se vai reflectir, por certo, em maior força para um trabalho de serviço e ajuda ao próximo.
Para que a peregrinação tivesse sido um êxito, foi determinante o apoio do Vigário Geral da Diocese, Monsenhor Sebastião Ferreira, do Vigário Geral de Santiago, D. Víctor, do pároco de Ponte de Lima, Monsenhor Dr. José Gomes de Sousa e do Presidente da Região de Turismo do Alto Minho, Dr. Francisco Sampaio.
A peregrinação cumpriu-se e, desta forma, ficou ultrapassado o ditado que diz que todas as pessoas terão de visitar Santiago: se o não fizerem em vida, fá-lo-ão depois de morrerem.

CL João Maria Carvalho



EM HORA DE TRANSMISSÃO DE PODERES E PREPARAÇÃO DE NOVO ANO

O Lions Clube de Ponte de Lima esteve reunido, no passado dia 12 de Junho, num jantar de trabalho para conclusão do ano lionístico de 2009-2010 e transmissão de poderes à direcção que ao mesmo presidirá no próximo ano de trabalho.

O Presidente cessante, Companheiro Sérgio Gonçalves, depois da cerimónia protocolar de saudação às bandeiras e leitura do Código de Ética, fez-se o balanço das actividades realizadas ao longo do ano e concluiu com a satisfação do dever cumprido. Em clima de festa e grande harmonia trocaram-se impressões e lançou-se o próximo ano lionístico com duas acções de circunstância: a primeira, proposta pelo Companheiro Mário Leitão, reuniu, na circunstância, cerca de centena e meia de euros destinados à ajuda a enviar pelas mãos da Irmã Rosário Marinho, para construção de um hospital humanitário num distante e carenciado país da África Central – o Uganda. A segunda, com sentido mais cultural, vai permitir a participação do Clube na realidade que são os Caminhos de Santiago, neste ano Jacobeo, com uma deslocação àquela cidade da Galiza no próximo sábado, dia 17, às 06h30, com partida da Praça da República.

Por fim, procedeu-se à cerimónia de transmissão de poderes para a direcção que vai conduzir os destinos do Clube no próximo ano: Carlos Lago, nas funções de Presidente, Sérgio Araújo como Secretário, e Rui Mimoso como Tesoureiro.

Calos Lago referiu ser sua intenção dedicar todo o seu empenho e esforço para realizar o melhor possível as tarefas que agora inicia, deixando um apelo a todos os Companheiros para que possam colaborar aceitando as tarefas que lhes vierem a ser distribuídas.

CL João Maria Carvalho