quarta-feira, 21 de julho de 2010

LIONS CLUBE DE PONTE DE LIMA - PEREGRINAÇÃO A SANTIAGO

O Lions Clube de Ponte de Lima, dando satisfação à decisão tomada em reunião de transmissão de poderes, cumpriu a sua peregrinação a Santiago de Compostela, em Ano Jacobeo, no passado sábado, dia 17 de Julho.
Eram seis horas e trinta quando um um grupo de dezassete Companheiros partiram, em autocarro, bem dispostos, em direcção a Santiago. O Companheiro Leonardo prontificou-se a dar uma explicação sobre a vida do Santo e referiu-se à tradição das peregrinações a Santiago de Compostela. O grupo de Lions chegou ao destino bem a tempo de participar nas cerimónias religiosas, nomeadamente na Missa do Peregrino, às 12 horas locais. No início da cerimónia, celebrada pelo Bispo de Santiago, entre muitos grupos de peregrinos presentes, foi nomeado o do Lions Clube de Ponte de Lima, com o respectivo número de participantes. O acto decorreu em clima de fé e peregrinação e terminou com a tradicional e apoteótica cerimónia do Botafumeiro. Depois do almoço, o grupo de Lions voltou à Catedral de Santiago para completar a peregrinação, entrando pela Porta Santa (que só se abre ao longo do Ano Jacobeo – aquele em que o dia de Santiago, 25 de Julho, coincide com um domingo), dando o abraço ao Santo e visitando o seu túmulo.
A viagem de regresso, com passagem por Baiona e A Guarda, permitiu um animado convívio da família de Lions, tendo assim contribuído para a criação de uma união mais profunda que se vai reflectir, por certo, em maior força para um trabalho de serviço e ajuda ao próximo.
Para que a peregrinação tivesse sido um êxito, foi determinante o apoio do Vigário Geral da Diocese, Monsenhor Sebastião Ferreira, do Vigário Geral de Santiago, D. Víctor, do pároco de Ponte de Lima, Monsenhor Dr. José Gomes de Sousa e do Presidente da Região de Turismo do Alto Minho, Dr. Francisco Sampaio.
A peregrinação cumpriu-se e, desta forma, ficou ultrapassado o ditado que diz que todas as pessoas terão de visitar Santiago: se o não fizerem em vida, fá-lo-ão depois de morrerem.

CL João Maria Carvalho



1 comentário:

Louisette LC Mons Belian district 112D Belgium disse...

Bello foto group por peregrinçâo a Santiago, buon nuevo ano september por activitades Lions
Louisette Lions club Mons Belian Belgium District 112D