domingo, 29 de abril de 2007

NOTA À COMUNICAÇÃO SOCIAL - LIONS DE PONTE DE LIMA PROMOVEM PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS COM BOMBEIROS E ESCOLA DE SANTA COMBA

O Lions Clube de Ponte de Lima, com a colaboração dos Bombeiros Voluntários e da Escola Básica e Jardim-de-Infância de Santa Comba, promoveu uma iniciativa que tinha por objectivo sensibilizar as crianças para a necessidade de prevenir os incêndios florestais e a utilidade de adoptar comportamentos ecologicamente correctos.
Uma viatura de combate a fogos e alguns efectivos do corpo de bombeiros deslocaram-se á escola. O Comandante da Corporação, Carlos Lima, presente na iniciativa, distribuiu alguma documentação e fez uma breve palestra, que mereceu a permanente atenção dos alunos, onde abordou algumas medidas e comportamentos que devem ser adoptados, no sentido de prevenir o drama dos fogos florestais. Chamou ainda à atenção para os riscos e prejuízos resultantes da sua ocorrência. Em contraponto, vincou também os benefícios para as pessoas e para o planeta, que resultam de uma floresta saudável, protegida e racionalmente explorada. Pediu-lhes também para serem portadores e divulgadores desta mensagem, para que os adultos, por vezes tão descuidados, possam ficar sensibilizados, com os ensinamentos das crianças.
De seguida ocorreu o momento mais aguardado, em que alguns alunos puderam ser bombeiros por uns instantes. Depois de explicada a utilidade do vestuário e equipamentos de combate, foi dada a oportunidade de os usar. A árdua tarefa de desenrolar, transportar e distribuir mangueiras, mereceu a pronta colaboração, tendo no final, um simulacro de incêndio, merecido a atenção permanente e a disponibilidade imediata para o extinguir.
O Presidente do Lions Clube de Ponte de Lima, Sérgio Araújo e o secretário Agostinho Barros fizeram uma breve explicação sobre o movimento lionístico a nível nacional e internacional e seus objectivos. Referiram alguns exemplos de eventos e campanhas promovidas por este movimento solidário e de ajuda ao próximo que tem marcado a sua existência. Deixaram ainda alguns cartazes alusivos ao tema da iniciativa que depois de pintados, serão apreciados com vista à entrega de algumas lembranças.
No final alunos e docentes manifestaram a sua satisfação pela realização e utilidade do momento. Lions e bombeiros sentiram que tiveram uma oportunidade de dar um pequeno contributo para uma grande causa que é responsabilidade de todos: A prevenção e combate dos incêndios florestais.
A iniciativa enquadra-se na tradicional campanha dos Lions portugueses denominada “Eu sou vigilante da floresta.





Sem comentários: